ELOGIAR FAZ DIFERENÇA?



O impacto que um gerente tem sobre sua equipe é gigante. Para a maioria das pessoas, se você tem um bom gerente, tem um bom trabalho. Da mesma maneira, a afirmação de que "as pessoas pedem demissão de seus gerentes e não das empresas" praticamente resume o que as diversas pesquisas comprovam: o principal motivo para as pessoas pedirem demissão está ligado a uma relação ruim com seu gestor imediato.

Sempre que você se comunica com sua equipe, tem a oportunidade de reconhecer o esforço de seus colaboradores.

Veja alguns tipos de elogios que você pode utilizar:


• 1. ELOGIO PESSOAL: um agradecimento e o reconhecimento feitos pessoalmente.




• 2. ELOGIO POR ESCRITO: Sim, ainda está na moda fazer um bilhete escrito a próprio punho ou uma carta formal de agradecimento.




3. ELOGIO ELETRÔNICO: um agradecimento por e-mail ou mensagem de voz.



• 4. ELOGIO PÚBLICO: reconhecimento diante de uma ou mais pessoas, num ambiente público, como uma reunião, ou por meio de uma forma mais ampla de comunicação, como o jornal interno da empresa.




À primeira vista, todas essas formas de elogio podem parecer a mesma coisa, mas isso não é verdade. Elas são muito diferentes entre si, agregam valores diversos e têm um significado distinto para cada funcionário. Ser elogiado pessoalmente não é o mesmo que receber um e-mail ou um bilhete ou ser elogiado diante dos outros.

Um dos papéis mais importantes do gerente é no reconhecimento de seus colaboradores. Transforme o reconhecimento numa experiência pessoal, rotineira e efetiva. Certamente você terá uma equipe mais motivada e feliz.




Texto por Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.












←  Anterior Proxima  → Página inicial