Manual de Merchandising: Verticalização de Produtos.



 Retornamos com o Manual de Merchandising com o pessoal do Falando de Varejo, e o tema dessa vez é Verticalização!

Veja a imagem abaixo:



Olhando para a imagem da esquerda, se eu lhe perguntar quantas cores ou modelos você pode identificar, certamente, você levará mais tempo a responder do que comparando com a figura da direita.

A novidade é que ambas as as fotografias possuem o mesmo número de produtos.

O "acerto visual" é criado através da verticalização dos produtos.

E por que funciona? Simples. Temos como hábito de leitura, o movimento da esquerda para a direita e de cima para a baixo. A "leitura da gôndola funciona da mesma maneira: Lemos os produtos da esquerda para a direita. Assim sendo, podemos organizar produtos, tipos e cores utilizando dessa informação.

Verticalização de Produtos


Não há como, dado o giro de estoque que temos, padronizarmos a exposição das peças, de maneira que fique corretamente assegurado o local exato de cada produto, no que chamamos de planograma.

Entretanto, precisamos a todo custo, buscar novas formas de melhor padronizar a exposição de nossos produtos, principalmente no autosserviço, onde esse se faz mais importante.

As figuras abaixo têm como função ilustrar algumas maneiras onde a verticalização pode ser empregada, de modo a facilitar o trabalho de exposição e reposição dos produtos.

Não há modo certo para a exposição de produtos. A verticalização se faz necessária, porém não obrigatória. Expor os produtos de forma horizontal, na maioria dos casos também funciona.

O que vale nessa hora é o bom senso e a criatividade do executor.

I. Produto: Modelos Horizontalizados, Cores Verticalizadas




Nesse caso, os modelos do produto foram horizontalizados.
As cores foram dispostas no sentido vertical.

II. Produto: Modelos Verticalizados, Cores Horizontalizadas




Nesse caso, os modelos do produto foram verticalizados.
As cores foram dispostas no sentido horizontal.


III. Produto Horizontalizado Por Tamanho, Cores Verticalizadas





Nesse caso, os modelos do produto foram horizontalizados segundo seu tamanho, do menor (em cima) para o maior (embaixo)
As cores foram dispostas no sentido horizontal.

Nesse caso vê-se que existe uma quantidade maior de embalagens médias do que das outras. O que fazer?
Deve-se, depois de montar a seqüência completa (grande, médio, pequeno), colocar na última bandeja o excesso de embalagens.


IV. Verticalização apenas por cores





Quando um produto estiver isolado de uma maneira que seria somente verticalizado segundo critérios de cores, deve-se proceder da seguinte maneira:

Colocar primeiro (esquerda para direita) as cores que existem em menores quantidades
Colocar na sequência as cores com maiores quantidades em estoque.
Isso facilita o giro de peças que possuem uma gama variada de cores, mas que possui pouca venda.

Exemplo:



Vamos tomar como exemplo a exposição de chuveiros.
Qual a cor de chuveiro que mais vende no mercado? Branco, certo?
E com certeza, também esta é a cor que você mais possui estoque. Os clientes ao pensarem em um chuveiro para casa, já pensam em um chuveiro branco.
Se uma empresa decide lançar novas cores no mercado, como comumente o fazem, como apresentar essas cores aos clientes?
Seguindo critérios de verticalização e leitura, apresentaremos para nossos clientes primeiro as cores que ele desconhece.
Em sentido de leitura, primeiro eu “leio” as novas cores, depois vejo o que sei que já existe: a cor branca.



Texto retirado: falandodevarejo.com


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