Manual de Merchandising: Ponto Focal


Como está a organização do seu ponto de venda? Seus clientes conseguem visualizar tudo o que sua loja tem para oferecer? Temos algumas dicas e técnicas muito importantes de merchandising que, quando aplicadas, revigoram e melhoram a exposição do ponto de venda sem custo algum. Basta apenas vontade.

E vamos iniciar o assunto falando de Ponto Focal.

Você sabe o que é ponto focal ?


Nós vamos dividir o nosso campo de visão em quatro setores, representados pelos níveis de 1 a 4:



Nível 1: É o principal foco de exposição de produtos à sua disposição. O cliente não utiliza nenhum tipo de movimento com a cabeça para enxergar o seu produto, ou seja, seu produto é diretamente apresentado ao seu cliente. É o que também chamamos de "altura dos olhos", que compreende uma faixa entre 1,20 e 1,80m de altura. Nesse nível voce deve otimizar sua exposição, colocando tudo o que voce realmente deseja vender, inclusive produtos de venda por impulso, bem como ofertas, ou produtos de valor agregado alto. Varia de acordo com seu posicionamento de vendas. É uma liquidação ? Oferta ! É um lançamento ? Então, coloque o produto novo nesse nível !




Nível 2: Possui apenas uma ressalva em relação ao nível 1. Para visualizar os produtos, em geral, o consumidor precisa de um pequeno movimento com a cabeça, precisa olhar um pouco para baixo, o que faz com que não necessariamente o consumidor perceba esses produtos. Esse nível compreende desde o nível do chão, até a altura de 1,20m, aproximadamente. Nesse nível é interessante colocar produtos que o cliente possua um referencial de destino, ou seja, produtos que façam parte do setor, mas que não necessariamente precisam estar expostos em evidencia para que o consumidor os procure.



Nível 3: Já exige um esforço maior para visualização.
Estamos falando de espaço aéreo. Esse espaço normalmente se encontra acima dos 1,80m ou 2,00m de altura, limites para o campo de visão normal. Faz-se necessário que o consumidor "olhe para cima", para visualizar o produto. Nesse espaço é recomendado a exibição principalmente de sinalização ou comunicação visual, bem como, em alguns casos, dado as dimensões e espaços da loja, podendo até expor algum tipo de produto de maior tamanho, como as caixas d'água que se utilizam nas lojas de materiais para construção. De longe se observa bem o produto. Mas de regra so se deve utilizar esse tipo de exposição de produto quando este tiver uma dimensão considerável, de modo a poder identificar e localizar à uma certa distância.




Nível 4: É o chão propriamente dito. Dificilmente se utiliza este para informações, principalmente pela dificuldade que o consumidor tem de notar esse tipo de informação. Alguns casos são bem sucedidos, tal como as "patinhas" de coelho encontradas em supermercados em época de Páscoa.
As patinhas do coelho guiam o consumidor até onde estão expostos os Ovos.

Fonte: falandodevarejo.com



←  Anterior Proxima  → Página inicial