Produtos licenciados perdem força com a crise?


Clássicos  ou queridos do momento, isto não importa.  A verdade é que os personagens alavancam as vendas e são o grande trunfo do segmento de papelaria, principalmente no volta às aulas. Mas esta fórmula de sucesso funciona também em períodos de recesso econômico, quando consumidor está cortando os gastos? Para Marici Ferreira, presidente da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) a resposta é sim. “O que move a compra de material escolar é o desejo do filho. Mesmo que o produto tenha um valor mais alto por conta da licença, o pai faz de tudo para satisfazer a vontade da criança, por isso o lojista precisa ficar atento às licenças que estão em alta e investir nisto para a próxima temporada”, explica. 

Marici acredita que o Volta às Aulas 2016 será melhor do que o deste ano, “teremos a retomada da economia. O mercado vai voltar a se equilibrar e o Brasil vai colocar o trem nos trilhos e os lojistas sentirão este fenômeno já na próxima temporada”, diz.

Já para Marcel Ferreira Dias,  diretor de vendas da fabricante de mochilas Sestini, o cenário não é tão animador: a previsão é de queda nas vendas. “Pelo menos no início do processo de negociações dos produtos com as papelarias, por conta de uma certa incerteza com relação a resposta do consumidor, sentiremos uma queda. O Dia das Crianças pode até garantir uma recuperação,  mas o crescimento será mais modesto.  Devemos expandir entre 18% e 20% em 2015”, revela o executivo. 

A principal aposta da Sestini para salvar o amargo 2015 é a franquia Star Wars. “Estamos bem otimistas em relação a esta licença, até por conta do alto investimento que a Disney está  fazendo para o lançamento do filme, estimado agora para dezembro. É uma franquia em ascensão e o mercado tem tido uma boa percepção e já estamos com um bom retorno de vendas”, explica o diretor.  

Além de Star Wars, outras licenças devem movimentar o mercado nos próximos meses e início de 2016. Entre os personagens estão os Minions, Galinha Pintadinha, Monster High, além dos clássicos da Disney e Star Wars. O Pequeno Príncipe, Hotel Transilvânia 2, Mogli, Jogos Vorazes, Alvin e os Esquilos 4, Snoopy, Kung Fu Panda 3, Batman VS. Superman, Smurfs 3, Angry Birds, Tartarugas Ninja 2, Os Caça-Fantasmas e Power Rangers, completam a lista.



fonte: lyderis.com.br
←  Anterior Proxima  → Página inicial