Produtos licenciados são sucesso de vendas!



A cada ano novos personagens, em suas mais diferentes formas e personalidades, são criados para cativar as crianças e os adultos e ganhar um espaço no coração do público.

Segundo a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento), pesquisas mostram que um produto licenciado vende 20% mais que o mesmo produto não licenciado. A categoria atua como excelente ferramenta de marketing, pois o reconhecimento do licenciado e a valorização da marca são instantâneos. “O consumidor se identifica de imediato com o personagem ou celebridade preferida, tem o desejo de materializar essa admiração e encontra esse caminho através dos produtos”, revela a presidente da Abral, Marici Ferreira.


Um detalhe muito importante é o ponto de venda dar continuidade ao conceito que envolve uma marca, concentrando todos os respectivos produtos em uma mesma área, diferenciada e interativa. Assim a decisão de compra se materializa com mais facilidade, segundo resultado de diversas pesquisas. Essa experiência de entretenimento é a chave para a conexão entre conceitos, desejos e consumo.



As lojas licenciadas da Disney no varejo são excelentes referências de exposição de produtos. Elas utilizam espaço modulares para expor os produtos de cada personagem, com sortimento completo de artigos, desde confecção até papelaria. Assim fica mais difícil resistir à compra. Essa referência é valiosa para o setor papeleiro, que está em vantagem quando o assunto é licenciamento. “O principal consumidor de papelaria é também o principal do licenciamento”, revela Marici. Entre os segmentos que mais licenciam no país, a papelaria está em terceiro lugar, ficando atrás da confecção e brinquedo.

“Atualmente, 70% das propriedades voltadas para o mercado infanto-juvenil compreende a faixa de 0 a 15 anos, mais suscetível a personagens, desenhos animados e celebridades”, relata presidente da
Abral. Tendo em vista que a papelaria é o lugar ideal para encontrar diversas categorias de produto, organizar espaço exclusivo para as marcas licenciadas vai causar aquela sensação de magia. A vontade de ter um daqueles será mais do que qualquer coisa.

O Brasil é o sexto país no mundo no consumo de produtos licenciados, ao lado de Estados Unidos, Japão, México, Alemanha e Canadá. Além disso o brasileiro é um grande consumidor de marcas, isso movimenta o mercado de licenciamento, fazendo com que cresça cerca de 5% ao ano.

A equipe do Atacado Ideal esteve presente na 29ª Escolar Office Brasil e pode conferir as novas tendências do mercado e o que vem por aí em novidades. Entre os grandes sucessos em licenciamento, temos a Galinha pintadinha (que ocupa a 89ª posição do



ranking 150 Top Global Licensors), a Tuma da Mônica, Angry Birds, e para as próximas temporadas, as apostas giram em torno de Minions, Peppa e Frozen. Para o público adulto o caminho indica para Coca-Cola, UFC, Chevrolet e Romero Britto (com os produtos da Dello).










fonte: Revista da Papelaria.


←  Anterior Proxima  → Página inicial