Omni-Channel







Quem ainda não ouviu falar sobre Omni-Channel, principalmente quem trabalha com varejo, ainda vai ouvir muito sobre isso! Trata-se do futuro do mercado varejista, ainda mais que estamos em ascensão com as lojas online, os consumidores procuram cada vez mais o que desejam pela internet. O consumidor moderno não distingue mais a loja física da virtual, ele conhece o produto na loja e compra pela internet e vice-versa. São o que podemos chamar de multicanal e cross canal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e prático para ele e pode cruzar suas compras em ambientes físicos e online.

O consumidor não distingue mais on-line do off-line. Quando está on-line, ele está conectado nas redes sociais, está compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. Segundo pesquisas recentes feitas nos EUA, constatou-se que o consumidor que participa da vida social da Marca através de redes sociais como twitter, facebook e foursquare, por exemplo, vai consumir e indicar mais os produtos ou serviços de determinada marca. Isso é o engajamento do consumidor com a marca, porém a comunicação deve ir de encontro aos interesses do consumidor, não somente do que a marca quer “empurrar” para ele.

O consumidor omni-channel usa todos os canais simultaneamente, e as empresas que utilizarem uma abordagem omni-channel irão acompanhar os clientes em todos os canais, e não apenas um ou dois. Essa mudança no cenário e no comportamento das pessoas resulta em um consumidor mais experiente, por isso os funcionários da loja precisam ser mais bem informados sobre mercadoria e os processos de produção. Portanto os varejistas brasileiros devem preparar seus investimentos de tempo e dinheiro para estarem presentes em todos estes canais, tornando a experiência com o consumidor a melhor possível, convertendo isso em vendas.

fonte: www.varejista.com.br
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